A história do Queijo

Publicado em 19/02/2015

1 comentários I comentar

Existem muitas dúvidas em relação à história do queijo, ela se perde como quase todas as histórias entre mitos e lendas.

A verdade é que a pecuária precedeu a verdadeira atividade agrícola e é fácil deduzir que a manipulação do leite para a criação do queijo tenha sido a primeira que o homem fez. Por este motivo, que a fabricação e o consumo do queijo estão significativamente ligados à história da alimentação humana.

Tudo indica que foi por volta de 11 mil anos antes de Cristo que os homens domesticaram os primeiros animais na Mesopotâmia. Era de um tipo de ovelha que vivia ao pé das montanhas. Naquele tempo, os homens viviam da caça, dos cereais e do leite das ovelhas. Mas o leite, infelizmente, possuía um período de conservação limitado. Sua coagulação precoce alterava seu gosto e transformava a estrutura do líquido, transformando-o em coalhada.

Como o homem da época vivia em escassez de outros alimentos e conservava o leite em cantis feitos de estômago seco dos carneiros, a degustação da coalhada e a criação dos primeiros queijos frescos foi muito bem aceita. De lá pra cá, o produto evoluiu em todas as partes do mundo. Pode-se dizer que, hoje, cada país tem seu jeito de produzir queijo.

E, atualmente, existem mais de 1.000 tipos de queijos!

http://www.queijosnobrasil.com.br/historia-dos-queijos.html

Comentários deste Artigo

  • Rodrigo Massao Taira10:54 PM - 26 May 2015

    Queijo é coisa de Deus!

Comente este Artigo

Você precisa estar logado para fazer um comentário.

Escola do queijo

Organização da Geladeira

Organização da Geladeira

Confira
Você é Queijo Fã-Clube?

Você é Queijo Fã-Clube?

Confira
Combinando queijos com diferentes tipos de massas.

Combinando queijos com diferentes tipos de massas.

Confira