Paixão que vem de onde?

Publicado em 19/02/2015

2 comentários I comentar

Muitos dizem que adoram, que são apaixonados, que não conseguem viver sem, mas quando perguntamos: o que é o queijo? Poucos sabem definir em palavras, o que ele é. Os mais moderados dizem que é um derivado do leite, os mais afobados associam logo à mussarela. A maioria não sabe definir, mas diz que adora. =)

Nenhum deles está errado, na verdade a definição ideal para o queijo é que ele é um alimento sólido à base de leite. Tanto de vacas, cabras, ovelhas ou búfalas.

É um alimento tão antigo que não há qualquer evidência conclusiva indicando onde a produção de queijo teve origem, se foi na Europa, Ásia Central ou Oriente Médio, mas o que sabemos é que o queijo existia na Europa antes mesmo dos Romanos.

Existe uma lenda antiga que dizia que um mercador árabe, cansado e faminto após atravessar um deserto asiático, tentou beber o leite de cabra que levava em seu cantil feito de estômago seco de carneiro. Mas o que saiu do cantil foi apenas um líquido aguado e fino. Curioso, ele abriu o cantil e encontrou uma massa branca, que hoje sabemos que é a coagulação do leite causada pelo coalho, existente no estômago do carneiro. O viajante faminto experimentou o produto e já se apaixonou.

Pode ser apenas uma lenda, mas não vamos negar que, assim como o viajante, quem experimenta queijo se apaixona.

Hoje em dia os maiores produtores de queijo são os Estados Unidos, que representam 30% da produção mundial, seguidos pela Alemanha e França. O Brasil fica em 5.º lugar, mas nos últimos anos apresenta um crescimento bem significativo. Afinal, o brasileiro é um povo que aprecia a boa gastronomia e queijo não pode faltar.

FONTE: www.bndes.gov.br

Comentários deste Artigo

  • Alexson Sobral02:27 PM - 31 Aug 2015

    Ótima matéria muito boa

  • silvania silva08:07 PM - 30 Aug 2015

    amoooo queijo

Comente este Artigo

Você precisa estar logado para fazer um comentário.

Escola do queijo

Organização da Geladeira

Organização da Geladeira

Confira
Você é Queijo Fã-Clube?

Você é Queijo Fã-Clube?

Confira
Combinando queijos com diferentes tipos de massas.

Combinando queijos com diferentes tipos de massas.

Confira